Histórico do sistema Unix
O sistema Unix é um sistema de exploração multi-usuário, multi-tarefas, o que significa que permite a um computador mono ou multiprocessadores executar simultaneamente vários programas por um ou vários utilizadores. Possui um ou vários intérpretes de comandos (shell) bem como um grande número de comandos e de numerosos utilitários (mecânico, compiladores para numerosas linguagens, tratamentos de texto, serviço de mensagens eletrônico,...). Possui também uma grande mobilidade, o que significa que é possível instalar um sistema Unix na quase totalidade das plataformas materiais.
Hoje em dia, os sistemas Unix estão muito presentes nos meios profissionais e universitários graças à sua grande estabilidade, ao seu nível de segurança elevado e ao respeito dos grandes padrões, nomeadamente em matéria de rede.
Como iniciou
O sistema UNIX foi criado no Laboratório Bell em 1970 por Ken Thompson e Dennis Ritchie, entre outros, para ajudar no controle dos projetos internos do próprio laboratório. Era um sistema básico e voltado principalmente para programadores e cientistas.
Durante o ano de 1975, quando estava trabalhando como professor assistente na Universidade da Califórnia, em Berkeley, Ken Thompson continuou a desenvolver o sistema UNIX desenhado no Bell Lab. Este desenvolvimento foi tomado pelos outros professores e alunos, que desenvolveram uma série de melhorias no sistema originalmente desenhado. Estas melhorias originaram um sistema operacional com algumas diferenças em relação ao sistema UNIX do Bell Lab. e passou a ser conhecido como o "UNIX de Berkeley". Algumas empresas começaram a comercializar esta versão do sistema operacional, sendo a mais conhecida a versão chamada SUN-OS da SUN Microsystems.
GNU/Linux
O Linux é um kernel (núcleo) de sistema operacional criado pelo finlandês Linus Torvalds e mantido, atualmente, por vários desenvolvedores pelo mundo. O nome "Linux" veio de uma mistura do primeiro nome do criador: "Linus" + "Unix". O Unix é um sistema operacional proprietário desenvolvido pela Bell Labs no início dos anos 70, e que serviu de base para uma variedade de outros sistemas operacionais.
O desenvolvimento do Linux teve início em 1991, quando Linus, na época estudante de Ciência da Computação na Universidade de Helsinki, Finlândia, resolveu desenvolver um sistema baseado no Minix, porém mais robusto. O Minix é um sistema operacional simples criado por Andrew S. Tanenbaum, com o objetivo de ser usado para estudos acadêmicos.
Foi da união dos aplicativos desenvolvidos pelo projeto GNU (de Richard Stallman) com o kernel do Linux (criado por Linus Torvalds) que surgiu o GNU/Linux, comumente chamado de Linux pela grande maioria das pessoas e também pelos meios de comunicação.
O bom desempenho, aliado à segurança e à possibilidade de personalização do sistema, devido ao código-fonte ser aberto, tornou o GNU/Linux ideal para ser utilizado em servidores. Seu uso em máquinas de usuários comuns tem crescido bastante com a evolução das interfaces gráficas, o que está levando o GNU/Linux a ser o alicerce de muitos projetos de inclusão digital.
O que diferencia um sistema Unix e Linux?
Unix: -- Criada no final dos anos 1960 por Ken Thompson e Dennis Ritchie nos Laboratórios Bell, é um servidor Unix-oriented sistema operativo que se destinava a apoiar um ambiente multi-usuário. A arquitetura subjacente Unix era fornecer um sistema operacional modular simples, mas sofisticado, para apoiar uma série de multi-usuário e rede tarefas.
Linux: -- Linux é uma variante do Unix, criado por Linus Torvalds, que compartilha características comuns, mas não é a mesma por qualquer meio. Pode ser executado em uma variedade de hardware da Intel para PowerPC CPU sistemas. O aspecto mais significativo sobre o Linux é que o kernel ou o núcleo do funcionamento é livremente distribuído tão desenvolvedor em todo o globo pode modificar o código fonte e usá-lo para seus próprios fins, sem qualquer licenciamento ou IP preocupações.