Estudo: supercomputadores podem prever revoluções
Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que revoluções como as que aconteceram recentemente na Líbia e no Egito poderiam ter sido previstas com ajuda do supercomputador Nautilus SGI UV.
Kalev Leetaru, da Universidade de Illinois, nos EUA, afirma que o aparelho pode ser adaptado para prever eventos sociais importantes em tempo real.
Para provar seu ponto, o pesquisador analisou 100 milhões de artigos de fontes como instituições governamentais ou veículos de imprensa. Ele disse que o método usado para analisar eventos antigos pode ser adaptado para informação em tempo real, dando previsões do que poderá acontecer.
O estudo, feito por Leetaru com a ajuda de um supercomputador, analisou os artigos atrás de dois tipos de informação: sentimentos manifestados e localização geográfica. O que foi encontrado nas duas categorias estabeleceu uma rede de relações que permitiu saber, por exemplo, que Líbia e Egito estavam prestes a viver uma revolução.
Mais informações: http://olhardigital.uol.com.br/ produtos/digital_news/noticias/estudo_supercomputadores_podem_prever_revolucoes
0 comentários:
Postar um comentário